Já estão disponíveis online, os trabalhos resultantes da iniciativa (a)Riscar o Património Literário

Já estão disponíveis online, os trabalhos resultantes da iniciativa (a)Riscar o Património Literário. Podem ser acedidos a partir deste site, no menu superior ou carregando no cartaz disposto na barra lateral.

O mote que serviu ao repto lançado durante o período de confinamento e isolamento social foi “porque continuamos activos apesar de confinados, porque vivemos dias arriscados nunca antes vividos, vamos trazer o risco para dentro de casa numa proposta do (a)Riscar o Património.  (…) A literatura, quer pelo seu elo a lugares e sítios – imaginados ou reais – quer pela sua capacidade de transcender a realidade, possibilita infindáveis representações gráficas. Assim, foi pedido a todos que, limitados aos seus lares, escolhessem uma ou duas obras literárias que considerassem marcantes – um romance, um poema, um conto ou ensaio – e desenhassem um objecto, uma cena, a paisagem possível, uma personagem, ou algo que remetesse para o universo desse livro.”, porque a distância pode ser quebrada, e a(s) Arte(s) são a ponte que nos une.

O resultado foi muito bom tendo os participantes sido divididos em dois grupos – Adultos e Juvenis.

Foi particularmente interessante o facto da iniciativa ter servido de ponto de partida a concursos de desenho/pintura promovido por Juntas de Freguesia, bem como para outras acções organizadas por agrupamentos escolares.

A todos agradecemos a participação.

Lembramos que os trabalhos que daqui resultarem, farão parte de uma exposição itinerante dedicada ao tema e ao momento único vivido em todo o mundo. Farão parte também de uma edição impressa que será preparada posteriormente. Ainda estão pensados encontros à volta desta iniciativa, em que os desenhadores serão convidados a falar um pouco dos desenhos que criaram para este desafio, das técnicas que utilizaram, e a razão por terem escolhido aquelas obras literárias. Eventualmente, estes encontros contarão com a participação de alguns nomes ligados à literatura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s