SÃO MIGUEL – AÇORES

(a)Riscar o Património/Heritage Sketching é uma iniciativa da DGPC – Direção-Geral do Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal, integrada nas Jornadas Europeias do Património, que decorrem todos os anos em todo o país, durante o mês de Setembro.

Tendo em conta o contexto de Pandemia provocado pela Covid 19, por demais conhecido e vivido pela sociedade nos últimos meses, o (a)Riscar o Património faz o que todos procuramos fazer, dentro das diferentes possibilidades e condicionalismos: adapta-se, resiste e avança, ajustando as actividades à nova realidade.

Assim, os Urbansketchers Açores em parceria com o Museu Carlos Machado dão continuidade ao (a)Riscar o Património lançando o repto para a participação na 7.ª Edição, contando poder realizar o encontro presencialmente no dia 26 de Setembro, Sábado – de acordo com o calendário das Jornadas que decorrem, praticamente em toda a Europa, entre 25 e 27 de Setembro.

Este ano, o tema é Património e Educação e, como de costume, contamos participar simultaneamente com desenhadores que em diferentes localidades de todo o país estarão – no mesmo dia – unidos pelo desenho.
Estamos a preparar tudo para que o encontro em São Miguel aconteça na Lombinha da Maia no atelier e loja “Tecelagem O Linho” com a Artesã Lurdes Lindo. A tecelagem é milenar, acompanha-nos desde os primórdios da civilização. Associa-se às necessidades do ser humano, de agasalho, de proteção e de expressão. São fibras (…) de linho, fiadas e tingidas por processos manuais, que nos teares, através das mãos da Artesã, se unem em cores e formas próprias.

Data: 26 de setembro (sábado)
Hora: 11h00
Ponto de encontro: “Tecelagem O Linho” | Estrada Regional – Lombinha da Maia, N.º 17

Precauções determinadas pela conjuntura: o uso de máscara e distanciamento social.

Parceiro: Museu Carlos Machado
Anfitriã: Alexandra Baptista

*O evento é gratuito mas exige confirmação de presença por e-mail: urbansketchersazores@gmail.com