TORRES NOVAS

Sendo o tema deste ano “Património e Educação”, escolhemos desenhar a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.

Relativamente ao local escolhido, tendo sido outrora o local onde existia uma unidade industrial, de um sector que tão bem caracteriza o concelho (a destilação de produtos agrícolas), hoje constitui um importante e valioso equipamento ao serviço da educação e formação de todos os que a frequentam.

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

A Biblioteca Municipal de Torres Novas deve a sua existência a José Maria Dantas Pimenta que em 1882 (então vereador da câmara) ofereceu os primeiros volumes ao município. O livro intitulado Movimento dos Livros da Biblioteca, em que consta a data de inscrição do primeiro leitor, 2 de janeiro de 1883, atesta que a instituição começou a funcionar nesse ano.

Curiosamente, o primeiro leitor foi Gustavo de Bívar Pinto Lopes e ainda nesse ano a Câmara incumbiu José Maria Dantas Pimenta de adquirir livros em Lisboa, reservando para o efeito uma verba de 50 escudos. Do edifício dos Paços do Concelho passou a biblioteca para a capela do Palácio Mogo, em 1933, já sob a orientação de Gustavo Pinto Lopes, que em 1935 seria convidado para assumir o cargo de conservador e reorganizar a biblioteca e o museu, na presidência de Carlos de Azevedo Mendes.

Em 20 de junho de 1937 a biblioteca ocuparia, com o museu, o edifício do Largo dos Combatentes, onde ficaria precisamente um quarto de século, para em 11 de janeiro de 1962 regressar, de novo, ao Largo do Salvador, para o edifício deixado livre pela primitiva Escola Industrial de Torres Novas.

Após ter estado instalada em vários edifícios, 70 anos depois, a Biblioteca Municipal encontrou o seu espaço próprio num moderno edifício construído de raiz, inaugurado a 28 de novembro de 2008.

PROGRAMA

10h00: Encontro junto à entrada da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (Jardim das Rosas);

– Sessão de desenho pelos espaços, à escolha dos participantes; 12h00 / 13h00: Fim do encontro, partilha de desenhos e fotografia de grupo;

Anfitrião: Carlos Fidalgo

(!) MUITO IMPORTANTE |

Deverão ser seguidas todas as directrizes de saúde pública da DGS, no âmbito da Covid-19, nomeadamente: o uso obrigatório de máscara; manter o distanciamento social; aplicação de regras de etiqueta respiratória.