(a)Riscar o Património Literário

Tempos excepcionais exigem atitudes excepcionais. O projecto (a)Riscar o Património continua, num registo diferente – já que estamos a viver uma época diferente – mas sempre com o mesmo propósito de desafiar, de interpelar, e de representar o mundo através do desenho. E, porque continuamos activos apesar de confinados, porque vivemos dias arriscados nunca antes vividos, vamos trazer o risco para dentro de casa numa proposta do (a)Riscar o Património.

Desta vez não nos vamos encontrar numa cidade, vila ou localidade de Portugal. O tema para este “encontro”, em que, apesar do isolamento social mantemos e acarinhamos os elementos que nos unem – o desenho, o património, a vida – é (a)Riscar o Património Literário. A literatura, quer pelo seu elo a lugares e sítios – imaginados ou reais – quer pela sua capacidade de transcender a realidade, possibilita infindáveis representações gráficas. Assim, pedimos a todos que, confinados à vossa casa, escolham uma ou duas obras literárias que considerem marcantes – um romance, um poema, um conto ou ensaio – e desenhem um objecto, uma cena, a paisagem possível, uma personagem, ou algo que vos remeta para o universo desse livro.

Pretende-se que os trabalhos resultantes sejam feitos a partir de desenhos à vista.

Como habitualmente, os desenhos devem ser enviados digitalizados em JPG ou PNG, com um máximo de resolução de 300dpis, sem ultrapassarem os 2M, para os endereços de e-mail mbotto@dgpc.pt e jalves@dgpc.pt até dia 8 de Maio de 2020. Naturalmente, a utilização de originais ou imagens será sempre com autorização dos autores, cuja identidade será preservada, e para os devidos fins.

Os trabalhos que daqui resultarem, fascinantes sem dúvida pelas múltiplas leituras que proporcionarão, farão parte de uma exposição itinerante dedicada ao tema e ao momento único vivido em todo o mundo. Farão parte também de uma edição impressa que será preparada posteriormente. Ainda estão pensados encontros à volta desta iniciativa, em que os desenhadores serão convidados a falar um pouco dos desenhos que criaram para este desafio, das técnicas que utilizaram, e a razão por terem escolhido aquelas obras literárias. Eventualmente, estes encontros contarão com a participação de alguns nomes ligados à literatura.

Porque a distância pode ser quebrada, e a Arte é uma ponte que nos une, vamos (a)Riscar o Património Literário.

2 pensamentos sobre “(a)Riscar o Património Literário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s